data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira, a entrega de 305 mil doses de vacinas da Pfizer contra o coronavírus a todos os municípios do Estado. O lote será destinado à primeira dose de adolescentes dos 12 aos 17 anos e para as doses de reforço das pessoas com mais de 60 anos.
Para a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), foram encaminhadas 13.998 doses no total. Destas, 6.864 são para Santa Maria - todas da Pfizer. Um saldo de cerca de 2,3 mil doses ainda permanecerá em estoque na SES para novos repasses, se necessário.
Santa Maria confirma primeira morte por Covid-19 de novembro
ESTADO
A distribuição foi pactuada entre a SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
A outra parte do lote a ser enviado será destinada às doses de reforço dos idosos. Até agora, 460 mil idosos já fizeram a dose de reforço no Estado, entre os mais de 2 milhões que completaram o esquema básico de duas doses ou dose única. Trabalhadores da saúde e pessoas com imunossupressão também estão recebendo agora essa aplicação adicional.
LOTE ANTERIOR
Na última quarta-feira, o Estado já havia realizado a distribuição de outras 365 mil doses da Pfizer e da AstraZeneca.
Dessa remessa, cerca de 104 mil doses estão sendo destinadas às primeiras doses para adolescentes. Até o momento, 69% do público de 12 aos 17 anos já recebeu a primeira dose em todo o Estado, o que representa cerca de 595 mil jovens. Cerca de 283 mil ainda precisam fazer a primeira das duas doses necessárias.
Calendário tem ação de aplicação de dose reforço e segunda dose em atraso nesta semana
Vacinação no RS
- 60% da população do Estado de 12 aos 14 anos: 248 mil vacinados com primeira dose
- 75% da população do Estado de 15 aos 17 anos: 347 mil vacinados com primeira dose
- 79% da população total do Estado já fez ao menos uma dose
- 62% completou o esquema completo com as duas doses ou dose única
- Mais de 16 milhões de doses já foram aplicadas contra a covid-19 no RS